terça-feira, 1 de janeiro de 2013

"Há alguma esperança?"


Sempre houveram momentos difíceis na historia. Havia tempo em que  os trabalhos eram difíceis de encontrar. Se você tivesse um trabalho, você não se queixava, porque havia milhões de pessoas que estavam desempregadas. Não havia seguro desemprego e não tinha vale refeição. A família era por si própria. Nestes maus momentos  você tinha que depender de sua família, amigos e vizinhos para sobreviver.

Nós crescemos aprendendo de nossos pais a jogar fora muito pouco. Tivemos que aprender a amar as sobras. Nossa família valorizava o dinheiro. Só comprávamos o necessário para vestir e para a nossa subsistência . O carro que meu pai tinha era de dez anos de idade. Nossa extravagância  era ter um televisor em casa em preto e branco. 

A prosperidade  veio então nos fazer felizes, nossos padrões de comportamento mudaram nosso estilo de vida e trouxeram um turbilhão de novas perspectivas . Encontramos nestes novos estilos de vida recém liberados possibilidades  aparentemente imprevisíveis. Muitas famílias foram desfeitas sob o peso da ganância absoluta e comportamentos desenfreados.  As famílias sem referencias começaram a abundar.  Começou-se  a acreditar que viver de pão e circo como os antigos romanos nos levariam a sermos saciados em nossos mais altos desejos . As coisas passaram nesta virada de  tempo   a ter muito mais valor do que as   as pessoas, as oportunidades para buscar este algo mais tomavam uma projecção desproporcional  nos corações de cada um. Toda reflexão girava em torno   de pensar em si sobre os anos que estão prestes a começar. Muitas resoluções  tomadas sob um espírito que influenciava a mentalidade de todos  simplesmente se movia  de um dia para o outro em níveis jamais vistos.

A cada  ano passado  o funil da vida se apresentava difícil para muitos. As notícias das últimas semanas tem se  apresentam de forma  particularmente perturbadora. Explosões de violência, crises econômicas, e um medo real sobre o penhasco aparente que todos podem estar a enfrentar   nos próximos dias. O futuro parece mais sombrio agora do que parecia há um ano. Não apenas alguns, mas a mairoria das pessoas têm motivos de sobra para parar e pensar.
NÓS QUE CONHECEMOS AO SENHOR... temos de perguntar: o que é que Deus está  falando para o mundo  através destes tempos? o que Ele está dizendo? Em vista da incerteza e da maldade flagrante que nos rodeia, há alguma esperança para a nossa nação nesta hora? Nós estamos ouvindo as indicações de julgamento real e iminente que estão aumentando?  Ou já nos colocamos em um curso irreversível para baixo? Estamos deslizando para o esquecimento e amortecimento de mente? há esperança de fato para nós ? Habacuque era um homem de Deus que viveu no século 7 aC - Muito antes do nascimento de Jesus. Ele viveu durante um tempo de grande agitação. Habacuque fez esses tipos de perguntas a Deus. Deus ouviu e Ele interagiu com o seu servo. Em Habacuque 1: 6 - 12, você sente que Habacuque sabia algo da brutalidade do exército babilônico. Ele sabia que seu país estava à beira do colapso e à beira da destruição.

Se você pensa na política, economia, guerra, ou problemas de saúde, o mundo enfrenta um futuro difícil e doloroso.
Dada a nossa falta de vontade coletiva para mudar nossos caminhos  os eventos atuais anunciam um futuro doloroso que nos rodeia, e é tolice acreditar  que o mundo vigente pode continuar a ser abençoado por Deus .Habacuque escreveu suas palavras proféticas pouco antes da babilônios conseguirem destruir Jerusalém, na metade para o final do século 7 aC . Ele olhou ao redor e viu sua própria nação  fora de controle. Onde quer que ele olhasse , via sua nação  decaindo.  Era um deserto espiritual cheio de maldade e injustiça. Habacuque foi esvaziado de idéias  de esperança, e por isso ele clamou a Deus. alguma esperança para o meu povo e eu?

Ser feliz é saber que Deus ouve quando Seus filhos chamam o seu nome. Deus ouviu Habacuque e Ele respondeu. Este pequeno livro é um grande construtor de confiança para quem tem dúvidas sobre se Deus nos ouve quando chamamos por Ele.
Nestes poucos versos, vemos Habacuque decidir tomar uma visão de longo prazo. No curto prazo, ele honestamente viu que a destruição era inevitável. Ele teve que colocar a sua esperança em algum lugar maior, porque os exércitos já estavam  avançando contra seu povo. Ele escolheu colocar a sua esperança em Deus.
Quando Deus nos encoraja a tomar a visão de longo prazo, é porque Ele nos fala a partir da perspectiva da eternidade.

Nós podemos ver apenas no espelho retrovisor. Nós nunca podemos ver muito longe. Quando tentamos ver à frente, vemos apenas as razões por que devemos entrar em pânico. Quando Deus olha para frente Ele vê mais... Ele está segurando o nosso futuro de forma segura em Suas mãos. Está tudo sob Seu controle. Porque vivemos no aqui e agora, estamos deprimidos . Mas o nosso Deus não está preocupado, nem estressado. No Salmo 42, o salmista também estava enfrentando uma perspectiva  dolorosa. Na verdade, ele disse; eu não posso "sentir" a presença de Deus na minha vida do jeito que eu costumava sentir a Sua presença. Essa é uma queixa freqüente e quase universal. Quem de nós nunca pensou que Deus o havia deixado sozinho? No entanto, enquanto Deus pode parecer distante para você hoje,  a mão firme de Deus está em seus ombros. Voce pode estar experimentando grande ansiedade ,  posso estar preocupado sendo consumido com medos enormes , mas o toque de Deus acalma os nervos e  acalma meus medos.

Quem é que nos acalma e traz paz ? Quando você lê a Bíblia, quem está falando aí ? Você está ouvindo a Sua voz ! A voz que você está ouvindo é a voz de Deus. Através de sua voz e  Sua Palavra O ouvimos e sentimos a sua força, e apenas  confiamos em Sua fidelidade. Isso é o que satisfaz a nossa necessidade de estabilidade, mas também cumpre a nossa necessidade de esperança e paz. Na verdade, Deus diz a Habacuque para esperar, ficar parado, e depois ... esperar um pouco mais. Quem de nós é capaz de esperar pacientemente? Esperar não é nosso forte.

Esperar é uma virtude baseada na confiança. Se o papai chega em casa fielmente todas as noites depois do trabalho, isso significa que você sabe : o papai está voltando para casa. Você pode esperar por ele, porque você confia nele. Mas, se você nunca tem certeza de onde o seu pai é, e se ele virá, é difícil esperar porque você não pode confiar nele. Seu relacionamento com Deus é construído em aprender a confiar . Alguma vez você já contou com a fidelidade de Deus? Você já teve a experiencia que Deus honra a Sua Palavra? Sua força e sua esperança em Deus está mais forte hoje, porque você tem experimentado Suas respostas, Suas intervenções e provisões, e Sua presença. Habacuque ouviu a voz de Deus, ouviu a Sua Palavra, e acreditava que Deus tinha algo a dizer. É por isso que ele estava disposto a esperar pacientemente.

Esperar é uma virtude construída sobre o amor. Lembre-se ; a idéia de esperar  nos  convence de que Deus nos ama e que Ele tem um plano perfeito para as nossas vidas. Nós não vamos correr à frente de Deus. O problema com nossa idéia é que muito poucos estão dispostos a esperar. Amor, amor de verdade, o tipo de amor que vem do coração de Deus, é um poderoso incentivo que nos permite ser capaz de esperar. Habacuque afirmou conhecer e acreditar, mesmo no meio do desastre de que ele podia confiar em Deus.
Porque nós queremos sempre estar no comando de nossas vidas vamos seguir em frente ou vamos correr para o outro lado, mas não queremos esperar. No fundo do nosso coração queremos parecer que estamos fazendo algo. No fundo do nosso coração queremos fazer do nosso jeito.

Ao lermos o texto, parece que Habacuque parecia  ser um homem que está em expectativa. Suas pernas batiam uma na outra seus lábios tremeram. Ondas de fraqueza o varreram . No entanto, ele preferiu esperar. Ainda assim escolheu  ser paciente. Ele sabia que seu Deus, em quem ele havia colocado a sua esperança e confiança o conduziria  pelo vale escuro.
Em alguns aspectos, o verso 17 é um dos versos mais assustadores na Bíblia. Nesse verso, Habacuque reconhecendo que o seu meio de ganhar a vida estava desaparecendo, que sua vida  estava  encolhendo e explodindo, que ele  enfrentaria o vazio e a secura pela frente por se ver sem comida, sem dinheiro e sem meios adequados de vida , mesmo assim ele diz: "eu me alegrarei no Senhor.” Vou ser feliz em Deus, meu Salvador. Hc 3:17-19 "
Esta é  a palavra de Deus para você e para mim hoje. Se estamos diante de um penhasco desconhecido , Deus nos convida a confiar nEle, esperar por Ele, nos  alegrar com o nosso Deus! Especialistas que possuem conhecimento dos deslocamentos do mundo estão vendo a prosperidade em nosso futuro.  Percebemos então que nossos inimigos na verdade  estão dentro. Estamos sendo atacados pelos nossos próprios desejos e nossa própria vontade de ser conduzido ao redor pelo nariz.
Pessoas não regeneradas vão amaldiçoar a Deus nos momentos difíceis e culpá-lo quando a vida correr mal. Eles não vão buscar a Deus, nem se arrepender de seus pecados. Eles não estão dispostos a esperar por Deus. Não permita que seu  coração  seja arrastado pelas vozes que ouvimos gritar tão alto nestes dias. Aprenda a esperar por Deus e deixe Ele trabalhar em sua vida. Então, como podemos incentivar uns aos outros hoje?  Tudo o que realmente possuímos é uma confiança e um amor para com o Deus que se revelou a nós na Bíblia. Nos é dado o privilégio de estar como Habacuque - na posição de um profeta de Deus.
Você será capaz de ficar como Habacuque se você  tiver sua caminhada e sua relação bem estabelecida com Deus. 

Temos uma chance hoje antes das circunstâncias nos alcançarem , podemos  tomar decisões inteligentes neste final de mais um ano. Projetar medidas necessárias para crescer em nosso relacionamento com Deus. Desligue a “midia” e abra sua Bíblia. Comece a ouvir a Deus,  busque Sua face, e  pratique obedecer e andar pela fé a cada dia. Pela graça de Deus e na sua misericórdia, que possamos ter tempo para nos preparar para os dias  que Habacuque falou! Sl 27:14...FELIZ O HOMEM QUE ESPERA PELO SENHOR.

Pr. Luiz Fernando Bandeira


I made this widget at MyFlashFetish.com.





I made this widget at MyFlashFetish.com.


Publicidade

Publicidade

Pesquisar

Confira noticias da nova filha do Silvio Barletta

EXPOCRISTO

Pequeninos do Jockey - SP