A
revolução industrial dos século XVIII e XIX proporcionou dois
fenômenos que mudaram para sempre o mundo: a migração do campo
para a cidade e a substituição da ferramenta pela máquina.
Com
esses dois ingredientes nasceu a sociedade de produção industrial e
o mercado de consumo no século XX.
Agora,
no século XXI, vivenciamos o que o sociólogo polonês Zygmunt
Bauman denomina de sociedade de consumo.
Chegamos
à chamada pós-modernidade, supervalorizando o material e o
simbólico, estabelecendo a lógica consumista em torno das
aparências, do hedonismo, do narcisismo, da efemeridade e do
individualismo. Aliás, o constante incentivo marqueteiro à
aquisição de bens e serviços consolidou mais o ter do que o ser. E
a evolução tecnológica acelerou o processo de inovação e a
velocidade com que o luxo que compramos vai da loja para o lixo.
Hoje,
existem 4 perfis de consumidores:
Perfil
1: adquirem produtos e/ou serviços que não precisam;
Perfil
2: adquirem produtos e/ou serviços que não precisam, com o dinheiro
que não tem;
Perfil
3: adquirem produtos e/ou serviços que não precisam, com o dinheiro
que não tem,
para
impressionar os outros; e
Perfil
4: adquirem produtos e/ou serviços que não precisam, com o dinheiro
que não tem,
para
impressionar os outros e aparentar o que não são.
Todos
nos encaixamos em algum deles. Que pobreza!
Por:
Follador
Nenhum comentário:
Postar um comentário